Cantigas Tradicionais

CARANGUEJO NÃO É PEIXE

Faixa etária:
Educação Infantil

Letra:
Se possível, apresente a letra da canção em um cartaz

Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré
Palma, palma, palma
Pé, pé, pé
Roda, roda, roda
Caranguejo peixe é!

Conteúdo:
· Conhecimento espacial
· Lateralidade
· Fruição
· Linguagem
· Brincadeira musical

Desenvolvimento:
· Coloque o vídeo para as crianças fruam a canção.
· Posteriormente diga a elas que aprenderão uma canção e uma brincadeira musical.
· Ensine a letra e a melodia da canção, repetindo quantas vezes for necessário para elas memorizarem.
· Cante com eles batendo palmas e batendo os pés, segundo os comandos da letra.
Atividades de expansão:
· Fazer pesquisas sobre o animal que a canção trata.
· Construir painel para que as crianças conheçam o habitat do caranguejo.
· Você poderá utilizar areia aplicada em papel com cola, aplicar conchinhas etc.

3 a 4 anos
· Coloque o vídeo para as crianças fruam a canção.
· Posteriormente diga a elas que aprenderão uma canção e uma brincadeira musical.
· Ensine a letra e a melodia da canção, repetindo quantas vezes for necessário para elas memorizarem.
· Posteriormente, explique a brincadeira.
· Em roda e de mãos dadas, as crianças deverão girar enquanto cantam. No verso “Palma, palma, palma”, elas deverão parar de girar, soltar as mãos e bater palmas; no verso “Pé, pé, pé”, ainda paradas e sem dar as mãos, elas deverão bater os pés no chão; no verso “Roda, roda, roda”, as crianças vão girar em torno de si mesmas, até o verso “Caranguejo peixe é!”, no qual elas deverão agachar.

Objetivos:
· Incentivar os alunos fazerem atividades explorando o movimento.
· Promover a socialização por meio de brincadeiras musicais.
· Trabalhar noções de lateralidade.
· Adquirir por meio do movimento noções corporais.

A CANOA VIROU

Faixa etária:
Educação Infantil

Duração:
Uma aula

Letra:
Apresente a letra da canção em um cartaz.

A Canoa virou
Por deixa-la virar
Foi por causa do Marcelo
Que não soube remar

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava o Marcelo do fundo do mar

Siriri pra cá
Siriri pra lá
O Marcelo é velho e quer casar

A Canoa virou
Por deixa-la virar
Foi por causa da Camila
Que não soube remar

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava a Camila do fundo do mar

Siriri pra cá
Siriri pra lá
A Camila é velha e quer casar

Conteúdo
· Conhecimento do corpo
· Conhecimento espacial
· Lateralidade
· Fruição
· Linguagem
· Brincadeira musical

Desenvolvimento:
0 a 2 anos
· Coloque o vídeo para as crianças fruam a canção.
· Posteriormente diga a elas que aprenderão uma canção e uma brincadeira musical.
· Ensine a letra e a melodia da canção, repetindo quantas vezes for necessário para elas memorizarem.
· Faça um barquinho de dobradura colorindo-o com giz de cera.
· Coloque um cabinho utilizando um palito de churrasco sem ponta e desenvolva uma coreografia que lembre o movimento da maré.
· Sempre estimule as crianças a cantarem e dançarem. O movimento é muito importante nessa etapa de aprendizagem.

Atividades de expansão:
Faça um cenário com cena marítima com papel craft e trabalhe o tema mar.

3 a 4 anos
· Coloque o vídeo para as crianças fruam a canção.
· Leia a letra escrita no cartaz e pergunte se alguma criança já conhece esta cantiga. Por ser de tradição oral poderá ter letras diferentes, portanto para brincar deverão cantar uma só letra.
· Ensine a canção para as crianças e explique as regras da brincadeira para que a mesma se torne dinâmica.
· Peça para todos seus alunos formarem uma roda e sentarem no chão da sala de aula ou no pátio da escola.
· O professor deverá caminhar em torno da roda, passando por trás das crianças e cantando com eles a canção “A canoa virou”.
· Ao cantar “Foi por causa do(a) ”, diga o nome de uma criança, que deverá se levantar dirigindo-se ao centro da roda.
· Na sequência, ao cantarem a segunda estrofe, “Eu tirava o(a) do fundo do mar”, dê a mão à criança que está no centro da roda, como se estivesse tirando-a do “fundo do mar”.
· Repita a brincadeira até que todas as crianças tenham participado da brincadeira.

Objetivos:
· Incentivar os alunos fazerem atividades explorando o movimento.
· Promover a socialização por meio de brincadeiras musicais.
· Trabalhar noções de lateralidade.
· Trabalhar a audição concentrada.

O SAPO NÃO LAVA O PÉ

Faixa etária:
Educação Infantil

Duração:
Uma aula

Letra:
Apresente a letra da canção em um cartaz.

O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé
Porque não quer
Mas que chulé!

Conteúdo:
· Conhecimento espacial
· Importância da saúde do corpo.
· Lateralidade
· Fruição
· Linguagem

Desenvolvimento:
· Coloque o vídeo para as crianças fruam a canção.
· Pergunte a elas se conhecem a cantiga “O sapo não lava o pé” e diga que a respectiva letra está escrita no cartaz.
· Se conhecerem, peça que cantem com os colegas, caso contrário, ensine a letra e a melodia, repetindo quantas vezes for necessário para elas memorizarem.
· Pergunte às crianças do que a canção fala, para saber qual o nível de compreensão e abstração de seus alunos.
· Converse sobre hábitos de higiene corporal e por que eles são importantes.
Você poderá fazer questionamentos como por exemplo:
“De qual parte do corpo o sapo não lava?”
“Por que o sapo fica com chulé?”
“Vocês acham que é importante lavar os pés? Por quê?”
Promova um momento no qual as crianças possam conversar livremente, incentivando-as a expor suas opiniões e a relatar experiências relacionadas ao tema.
· Sempre estimule as crianças a cantarem e dançarem. O movimento é muito importante nessa etapa de aprendizagem.

Atividades de expansão:
· Faça um painel com hábitos saudáveis de higiene pessoal utilizando embalagens usadas de produtos de higiene como, sabonete, pasta de dentes, fio dental entre outros.

Objetivos:
· Incentivar os alunos fazerem atividades explorando o movimento.
· Promover a socialização por meio de brincadeiras musicais.
· Trabalhar noções de lateralidade.
· Adquirir por meio do movimento noções corporais.

MINHOQUINHA


Faixa etária:
Educação Infantil

Letra:
Se possível, apresente a letra da canção em um cartaz, destacando os numerais.

Uma minhoquinha fazendo ginastiquinha
Duas minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Três minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Quatro minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Cinco minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Seis minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Sete minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Oito minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Nove minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Dez minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Um minhocão fazendo ginasticão.

Duração:
Uma aula

Objetivos:
· Incentivar os alunos fazerem atividades explorando o movimento.
· Promover a socialização por meio de brincadeiras musicais.
· Trabalhar noções de lateralidade.

Conteúdo:
· Conhecimento do corpo
· Conhecimento espacial
· Lateralidade
· Fruição
· Linguagem
· Brincadeira musical

Desenvolvimento:
· Coloque o vídeo para as crianças fruam a canção.
· Posteriormente diga a elas que aprenderão uma canção e uma brincadeira musical.
· Após ouvir a canção pergunte às crianças o que eles acham que a minhoca está fazendo, fale sobre os benefícios dos exercícios físicos para a saúde.
· Ensine a letra e a melodia da canção, repetindo quantas vezes for necessário para elas memorizarem.
· Para ensinar a brincadeira você deverá cantá-la alternando o braço direito e esquerdo.
A coreografia consiste na alternância de movimento dos braços direito e esquerdo a cada mudança de estrofe.
Inicie dobrando os braços verticalmente, de modo que os cotovelos fiquem na altura da cintura e a mão direita na altura do ombro direito.
Seguindo o ritmo da gravação estique os braços levando a mão para cima e contraindo, voltando à posição inicial.
A intenção é imitar uma minhoquinha se exercitando esticando e contraindo o braço repetidamente.
Quando cantar, “Uma minhoquinha fazendo ginastiquinha”, todos deverão esticar e contrair e contrair o braço direito no ritmo da música, repetindo o movimento até que mude de estrofe a estrofe para, “Duas minhoquinhas fazendo ginastiquinha” que será executado repetindo os movimentos com o braço esquerdo.
Faça isso alternando os braços até a estrofe:
“Dez minhoquinhas fazendo ginastiquinha”.
Quando a canção falar, “Um minhocão fazendo ginasticão”, os mesmos movimentos deverão ser realizados com os dois braços.
· Peça para que as crianças para acompanhem essa coreografia.
· Sempre estimule as crianças a cantarem e dançarem, pois o movimento é muito importante nessa etapa de aprendizagem.

Atividades de expansão:
· Desenhar uma cena com o animal que a música fala.
· Fazer minhoquinhas de massinha ou de argila.
· Fazer apresentação da coreografia em eventos da escola. As crianças podem usar meias ¾ coloridas nos braços.